Obediência


Como animal social o cão tem de aprender regras, mas se não for devidamente ensinado nunca as aprenderá nem as cumprirá.

A obediência visa educar e ensinar um cão a cumprir regras e a ter comportamentos adequados á vida em sociedade, para que se saiba comportar devidamente sem perturbar a liberdade de ninguém onde quer que esteja.


O adestramento de obediência destina-se então a ensinar o cão a ser educado em qualquer situação com que se depare, a saber comportar-se com outros da sua espécie e com humanos. Mas para isso há que lhe transmitir os ensinamentos necessários de uma forma alegre e que o faça assimilar os exercícios como uma brincadeira e não como um suplício. Os exercícios devem ter com base a recompensa e não o castigo físico, o cão deve fazer os exercícios com alegria e naturalidade e não com medo.

A Obediência é a base para o bom desempenho do cão em qualquer disciplina como na sua vida quotidiana. Qualquer cão de caça, pastoreio, guarda, defesa ou competição, tem de ter uma cuidada e bem assimilada obediência para que seja um exemplar útil de qualidade e equilibrado.

Na obediência o cão aprende os seguintes comandos:  SENTA, DEITA, FICA, ANDAR JUNTO, AQUI, NÃO.

Criação de Sites - Artweb